segunda-feira, 9 de maio de 2011

Saúde



As dificuldades enfrentadas pelos estudantes de Saúde da UPE, nem sempre são questionadas pelos próprios estudantes! A necessidade de melhores condições de estudo e trabalho em nosso campo de prática deve ser discutida de forma ampla por todos, e esta necessidade justifica a construção do I CONSUPE, um fórum para denúncias, reivindicações e busca de soluções para as dificuldades vividas por todos nós!

Também é inadmissível que nós não nos manifestemos diante da contínua criação das Fundações Estatais de Direito Privado! Estas fundações estão invadindo as nossas Universidades, desrespeitando a autonomia universitária, quando propõe a desvinculação dos hospitais da universidade. Vamos, juntos, nos manifestar, repudiando a mercantilização da saúde e da educação pública brasileira!Vamos dizer NÃO a essa medida provisória e a essa empresa pública de caráter privado, que nada mais é que um mecanismo de privatização da saúde!

Por fim, devemos tratar dos conselhos de saúde. Estes são espaços de participação popular na administração do Sistema Público, estabelecendo estratégias de coordenação e gestão do Sistema Único de Saúde. Sendo composto por um colegiado, é garantida a participação de profissionais de saúde e usuários, e o DCE da UPE está disposto a reivindicar a retomada do espaço que um dia foi nosso, garantindo a participação estudantil na gerência do SUS.

  • Incentivo a realização de um Congresso de saúde da UPE – CONSUPE;
  • Campanha de repúdio à MP520;
  • Participação na construção das modificações curriculares nos cursos de saúde;
  • Fortalecimento da participação do DCE nos conselhos de saúde;
  • Reivindicação de  concursos para professores efetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário